top of page

Entrevista ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo

1. O que o motivou a concorrer à Junta de freguesia de Santa Marta de Portuzelo?

Enquanto cidadão penso ser uma obrigação concorrer para a junta de freguesia e também porque sentia que podia fazer algo mais pela minha comunidade.


2. Tem outra ocupação profissional para além do cargo que ocupa como presidente de junta?

O que é certo é que como presidente da junta eu gasto muitas horas. É verdade que esta não é a minha ocupação profissional, é a minha ocupação enquanto cidadão. A minha ocupação profissional é ser professor da academia de música de Viana do Castelo, na escola profissional de música de Viana do Castelo. Ai ocupo lugares de coordenador de departamento, pertenço á direção da academia e sou professor de formação musical. Paralelamente, também toco, sou pianista e enquanto pianista eu faço musica com muita regularidade mais ás vezes, ao fim de semana, faço musica ambiente e a minha vertente principal como professor. Mas aos poucos vou fazendo outras coisas. Eu acho que devemos tentar ser o mais abrangente possível.


3. Quais os projetos pensados para a freguesia de Santa Marta de Portuzelo?

Eu quando concorri tinha mais áreas de ação, a importância de trabalhar com o desenvolvimento das pessoas, de colaborar para a sua qualidade de vida, na ação social, mais especificamente em projetos como vocês podem ver, ainda a pouco tempo, a vossa rua (Rua Vale do Lima) foi intervencionada, colocou-se-lhe um tapete para melhorar os acessos das pessoas. Por isso, a Rua Vale do Lima, a nível das infraestruturas, neste momento, é que estamos a trabalhar mais. Este é um dos projetos, outro é a colocação da rede de gás canalizado em casa, sendo uma mais-valia das infraestruturas. Também em breve, iremos fazer o asfaltamento da Rua dos Pescadores, que é uma rua com muito movimento e também colocar gás canalizado. Um dos nossos projetos que eu espero que venha a ser concretizado até ao fim do ano será Souto de Santa Marta. Vamos intervencionar aquele espaço, incrementar um espaço verde, colocando mais espaços de lazer. Não retirando as árvores, que são importantes para aquele espaço, por causa da sombra, para que as pessoas possam ter um bom espaço de convívio. Basicamente é aquilo que estamos a trabalhar neste momento, ao nível das infraestruturas. É claro que temos sempre o apoio às escolas, às associações, temos muitas atividades regulares ao nível da cultura, apoiamos as comissões de festas, e por isso estamos sempre por dentro de todas as atividades, como organizador ou colaborador. O nosso objetivo é que esta seja uma comunidade dinâmica.


4. Conhece o trabalho da nossa associação?

Para ser honesto, eu passo aqui muitas vezes, mas não parei muitas vezes. Vou acompanhando o vosso trabalho à distância onde, aquilo que vocês vão fazendo. Conheço a Dra. Filomena (Diretora Técnica) já há algum tempo, porque pertence à Comissão Social Inter-freguesias, na qual a APCVC também é parceira. A Junta de Freguesia está disponível para colaborar, mas sei que vocês são muito dinâmicos e que conseguem todos os objetivos que metem na cabeça. Por isso, o meu conhecimento é de uma associação que está próxima das pessoas e que colabora.


5. No final deste mandato, ainda pensa recandidatar-se?

Essa é uma pergunta difícil. Nós às vezes não sabemos o que nos espera o futuro. Neste momento, o que eu posso dizer que sim, eu penso candidatar-me. Até porque acho que quatro anos são poucos para concretizar aquilo que nós pretendemos. Estes primeiros dois anos foram para me adaptar e entender melhor o meu papel enquanto presidente da junta. Os próximos dois anos são para colocar muitas coisas em prática. E talvez os quatro anos seguintes seriam anos de estabilização de conseguir fazer as coisas com mais rapidez. Eu acho que ainda estou a treinar, a aperfeiçoar aquilo que eu consigo fazer enquanto presidente. Por isso, neste momento, sim, estou a pensar concorrer agora, mas não sei o que pode acontecer até lá. Por isso, a minha resposta é sim, mas sempre com a condição de que não sei o que poderá acontecer.


Posts Recentes
bottom of page