top of page

Comemorações do Dia Nacional da Paralisia Cerebral


Comemora-se amanhã o Dia Nacional da Paralisia Cerebral.


Este ano, a data será assinalada em Faro com um conjunto de atividades no Fórum Algarve e no Parque de Lazer das Figuras. As exposições e atividades desportivas previstas são promovidas pela Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC) de Faro.

Das atividades previstas destacamos a largada de pombos, o "Zumba Colors Solidário", a inauguração da exposição sobre o tema “O Universo da Paralisia Cerebral em Portugal” e ainda uma demonstração de diversas modalidades desportivas, tais como boccia, tricicleta, handbike e slalom.


Haverá ainda lugar para a apresentação do projeto “Cidadania e Acessibilidade no Voto”, um projeto inédito que visa colocar ao alcance dos cidadãos com deficiência um sistema de voto acessível. O sistema inovador poderá vir a ser replicado à escala nacional, permitindo aos eleitores com limitações no preenchimento do boletim em papel, exercer o seu direito de forma secreta e autónoma.


Esta data celebrou-se pela primeira vez em Portugal em 2013, e foi criada oficialmente por decreto-lei em 2014, com o nome de Dia Nacional da Paralisia Cerebral, com o objetivo de desmistificar alguns preconceitos relacionados com a paralisia cerebral e mostrar à sociedade os problemas e desafios que diariamente vivenciam as pessoas com paralisia cerebral, assim como as suas famílias.


Posts Recentes
bottom of page